Fazendo caminhada, percorro alguns quilômetros em um caminho bem conhecido rumo ao centro da cidade. Bem no meio dele, em uma avenida de grande movimento, há uma base da polícia militar que nunca mostra nenhum movimento, faz tempo, mas eu passo à frente dela e, além do ponto do ônibus logo ali, existe também uma prateleira que foi construída em uma das paredes. As portas transparentes servem para mostrar e proteger o que está lá dentro.
De vez em quando, dou uma olhadela de curioso, pois nunca aconteceu de encontrar nada significativo. Achei que veria mais um jornal da igreja Universal ou revistas de crente que nem eles mesmos leem, mas qual não foi minha surpresa ao constatar vários livros de verdade lá.
Minha intenção era pegar apenas um, mas vi o bom estado em que se encontravam, então resolvi levar todos os que me interessaram. Sempre ando com mochila nas costas, então foi fácil continuar meu trajeto.
Os livros de Rubens Saraceni foram muito comentados nos tempos em que eu convivia com pessoas que possuiam familiaridade sobre o assunto. Quase cheguei a comprá-los, na época, e hoje eles me fazem lembrar daquela máxima:
O que é seu dá um jeito de vir até você.
Aquele livro embaixo, na segunda foto, com uma capa que parece um efeito de água (ou um riscado), tem o nome de Tudo É Rio. A autora se chama Carla Madeira. Por algum motivo, esse nome caiu no gosto de canais de mulheres booktubers, então, como estava ali, fiquei curioso e resolvi conhecer. Qualquer coisa, se eu não gostar, ponho fogo e ninguém nem fica sabendo. Mas, como o livro vinha sendo criticado, acredito que eu vá gostar, pois sou avesso ao efeito manada. O fato de estar com ele só agora é muito positivo, pois ájuda a não me influenciar.
Os dois menores ao lado dele são:
Dez Leis Para Ser Feliz, de Agusuto Cury, que agora quer entrar para a política. Ai, Gugu! Logo agora que eu estava acreditando em você?
Do Socialismo Utópico Ao Socialismo Científico, de Friedrich Engels. Farei um post específico sobre ele.
Em cima, temos o romance Comer, Rezar, Amar e uma publicação bem fina com poemas de Fernando Pessoa. Tem um filme homônimo ao Comer, Rezar, Amar. Tentei ver duas vezes e dormi. Acredito que o livro seja melhor. Será?
É isso. Algum livro foi interessante para você? Diga para mim nos comentários.
Para quem deseja ver a versão em vídeo, é só clicar aqui
Um Abraço.

Oi, Fabiano! Destes aí que você mostrou lá no seu vídeo no YouTube eu só li o da Carla Madeira que eu gostei, embora eu esperasse mais dele, principalmente por tudo que falam sobre esse livro. Tomara que você curta bastante a leitura deles. Um abraço!
ResponderExcluirVocê me deixou mais curioso.
ExcluirFabiano, que coisa boa encontrar livrosa pelos caminhos! Alguns bem interessantes! abraços, tudo de bom,chica e lindo domingo!
ResponderExcluirFoi bem legal. Boa semana, querida!
ExcluirFabiano, que encontro bonito o seu, desses que parecem pequenos acasos, mas carregam um certo destino silencioso. Há algo quase poético em encontrar livros no meio do caminho, como se as histórias escolhessem seus leitores no momento certo. E você, atento e curioso, soube ouvir esse chamado.
ResponderExcluirGostei especialmente da forma leve e bem-humorada com que você narra, entre a reflexão e a ironia, entre o acaso e a escolha. No fundo, fica aquela sensação boa de que ainda existem surpresas espalhadas pela cidade, esperando por olhos que saibam enxergar.
Que essas leituras te atravessem como bons ventos e que venham outros achados assim, inesperados e cheios de significado.
Um abraço!
Dan
https://gagopoetico.blogspot.com/
"como se as histórias escolhessem seus leitores no momento certo.", pois é, então, por isso acabei trazendo vários. Eu senti assim também. Muito obrigado por entender minha escrita. Nem todos conseguem.
ExcluirBom dia , Fabiano ! Que encontro fortuito com os livros . Eu também teria feito o mesmo , trazendo os livros para casa . Talvez nem todos , alías o título "comer , rezar e amar eu até tenho um exemplar aqui que já li . Interessante , mastb muito cansativo . Vi tb o filme que é mais cansativo ainda . Mas é uma boa hstoria e vale a pena "ler " . O filme homônimo eu tb dispensaria . Mas é sempre bom encontrar livros .Bom domingo. Abraços
ResponderExcluirhttps://kantinhodasmensagens.blogspot.com
Eh, Eh! Espero gostar do livro. Obrigado pela visita. Qualquer hora, retribuirei.
ExcluirSó me senti atraído pelo do Fernando Pessoa. Aqui em BH, em plena Zona Sul, há um homem, provavelmente um catador de recicláveis, que coloca à venda no passeio de uma loja mais de 50 livros, provavelmente descartados pelos antigos donos. Mas nunca parei para ver o que tem.
ResponderExcluirFez bem. Se não te chamou a atenção, não faça.
ExcluirEi Fabiano, boa semana pra nós.
ResponderExcluirQuanto aos livros, eu
gostei muito de ler Tudo
é Rio. Já Fernando Pessoa
leio e releio pois sou
poeta que ama ler poesia
antes de qualquer outra
forma de escrita.
E o Comercial, Rezar e Amar,
li 2 vezes e
assisti o filme
que é com Julia Roberto
que amo.
Aprendi muito com
Tudo é rio
e com o Comer, rezar e amar.
Livros me chamam de.pre, e foi
assim que achei numa caçamba
de lixo um exemplar
Das cartas do pequeno príncipe
pra mãe dele. Uma
relíquia e uma lição
de vida!
Adorei + essa publicação..
Bjins
CatiahôAlc.
O legal da poesia é que você não precisa ler corrido em uma ordem, embora seja recomendável, mas não necessário.
ExcluirUm grande abraço.
Acho que nunca encontrei livros assim jogados na rua mas quando minha casa pegou fogo, eu descartei centenas de livros que ainda davam para ser lidos, apesar de terem ficado com algumas avarias. Doei vários e outros mais ruins foi pro lixo mesmo.
ResponderExcluirLegal mesmo é achar uma nota de 200 na rua.
AHAHAHAHAHAH
ExcluirOlha só!!
ResponderExcluirBoa garimpagem.
Levou sorte.
Foi bem legal!
Excluir