quarta-feira, 20 de maio de 2026

EU E AS TURMAS DOS GIBIS

Tenho muito carinho pela turma da Mônica. Lembro que essa turminha andava lado com a da Disney (em minha casa). Também conheci Luluzinha e Bolinha. 

Estou falando dos meus tempos de criança. De quando, fiz um desenho do Bugu no caderno da escola, no primeiro ano, mostrando para a prôfe que eu sabia pegar no lápis, mas não estava a fim de fazer chuvinha e bolinha. Ganhei um recado na página. Nem lembro o que era, algo do tipo seu filho tem que prestar mais atenção na aula

Hoje, com quase 49 anos e aparência de idoso, tento me despojar de conflitos por ainda ler gibi, por gastar dinheiro, tempo e atenção com esses personagens que são para criancinhas. Conheci muitos outros tipos de quadrinhos, até mais condizentes com minha idade, mas minha vida parece marcada, enfeitiçada pelos da infância. 


Passei por um período em que não tive sequer uma revistinha 

Eu não lia nada. Nada emprestado. Nada em lugar nenhum.

Um dia, indo e vindo de hospital, tendo que me acostumar com certas coisas, meu companheiro me deu um gibi. 

Pronto! Eu nem imaginava, era só um inofensivo gibi. 

Bom... Já faz quase vinte anos que não largo mais o gibi.


Hoje eu vejo que a vida passou depressa demais para me apegar só ao passado. 

O novo? Como que o novo é? Vou gostar? Não vou gostar? Não importa. Eu quero.

E aqui estou eu, com três dos sete títulos de uma fase nova da turma da Mônica. 

No próximo post, pretendo falar sobre elas.

13 comentários:

  1. Faz tempo não leio gibis e aqui em casa estavam sempre presentes! Com 4 filhos, podes imaginar! O que mais gostava era Luluzinha e Bolinha! abraços, lindo dia, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luluzinha e Bolinha são ótimos. Guardo com carinho vários deles aqui. Qualquer hora, eu mostro.

      Excluir
  2. Tb nutro esse carinho. Pouca leitura me satisfaz tanto quanto reler um gibi MSP da fase Abril, por exemplo.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. - Esse post me deu uma nostalgia e me fez lembrar que há muito tempo que não leio gibi. Eu chegava a ler uns quatro num dia só, era viciante. Eu AMAVA os do final, que geralmente era apenas três ou quatro quadradinhos contanto uma história rápida. Preciso comprar, preciso ler, ainda mais por ter lidos os últimos livros pesados do Raphael Montes. Obrigado pelo post! 🙂

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô começando o Guia do Mochileiro das Galáxias. Qual do R. Montes você leu?

      Excluir
  4. Eu amo meus gibis antigos. Hoje mesmo fiz uma postagem no meu blog referente a um dos meus primeiros gibis: Cascão 99 da editora Abril - publicado em 22 de maio de 1986. Ou seja, há exatos 40 anos. Confesso que as publicações atuais não me encantam. Será a idade? ou os roteiros que ficaram chatos? não sei. Abraços, Fabiano!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi. Aquela HQ não me é estranha. Já conhecia ela de algum lugar. Deve ser de algum almanaque. Muito bem feita.

      Excluir
    2. As pessoas têm suas razões para reclamar. Daí vai de você escolher, se foca apenas nos velhos ou não. Só toma cuidado para não cair numa armadilha. Tem muita gente hoje dando valor à primeira série da Panini, sendo os mesmos que criticavam na época em que as revistas ganharam as bancas.

      Excluir
  5. Acho legal adultos que mantiveram o hábito de ler quadrinhos. Hoje os que ainda conservo são coleções capa dura da DC e Marvel, mas tenho muitos digitais da Disney. Meu filho era vidrado na Mônica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é muito fácil arrumar digitais. As historinhas são ótimas.

      Excluir
  6. Leia quadrinhos! Que mal há em lê-los?

    ResponderExcluir

ANIVERSÁRIO DO PATO DONALD - PARTE 2

Esta é a segunda e última parte sobre a revista Pato Donald n° 2432, publlicada pela editora Abril em Junho de 2014, contendo 52 páginas no ...