sexta-feira, 15 de maio de 2026

VOCÊ TEM QUE SER AMIGO DA IA

Essa é uma conversa um tanto mais intimista, sabe? Não quero dar um tom pesado. Não tem necessidade. Então, não pensem que estou julgando pessoas nem jogando indiretas. É só um mero bate-papo.

Uma pessoa foi sabotada na Internet e ficou sem chão. Dei apoio, carinho, atenção e até falei sobre outras formas de colocar seu conteúdo sem se apegar tanto naquela tal plataforma que fez isso.

Como ela ganhava uns cascalhos, tudo o que eu falava era meio que em vão, porque havia uma ansiedade enorme tomando conta daquela cabecinha. Ela até se interessou por uma outra plataforma em que poderia fazer o que sempre faz, mas achou que obteria os mesmos resultados sem tanto trabalho.

Gente... Isso não existe.

Diante da plataforma, essa pessoa achou que eu iria ficar dando meu tempo para ser um personal tutorial totalmente disponível e de graça para, praticamente, lhe entregar tudo de mão beijada naquele início de funcionamento. 

Ficou chorando as pitangas, fazendo drama, até que calçou a cara e me pediu para fazer por ela um negócio para os trâmites iniciais. 

Eu adoro essa pessoa, sabe? 

E eu poderia fazer. 

Mas eu disse "NÃO". 

Recomendei que utilizasse a IA para ajudá-la nesse procedimento, pois eu faço isso quando preciso de uma ajuda de alguém e não tenho. Então, se eu faço e consigo, ela também pode fazer e conseguir.

Não sei se a pessoa não entendeu (pois estava acostumada a mimos e agrados, antes), o fato é que ainda insistiu, alegando não saber usar IA, que a IA era isto e era aquilo.

Então fui bem claro.

-- Quando eu preciso, eu recorro à IA. Se eu tive que me virar com a IA, por que vou preencher meu tempo me ocupando com você, entregando tudo na sua mão? Desculpa, mas eu tenho minhas coisas. Você vai ter que criar amizade com a IA.

Fui capaz de imaginar a câmera dar um close na carinha de bunda da pessoa, congelar a imagem e tocar um som pesado, igual termina o capítulo de uma novela.

Meu coração doeu, mas infelizmente é necessário.

Logo vi que a pessoa arrumou alguém para botar as coisinhas na mãozinha dela. A pessoa deu valor àquilo? Não sei. 

Parece que não, pois o local está pronto e ela não o utiliza como deveria.

* * * 

Outro dia, meu companheiro mostrou umas coisas que fez com IA. São uns videozinhos de bom dia, boa noite, mas ele fica um tempão para desenvolvê-los ao seu gosto, pois não é tão simples mexer com IA. Alguns saem toscos, mas eu afirmo que está lindo. Diante das limitações visuais dele, eu acho mesmo lindo. Às vezes, fico emocionado.

A pessoa que viu aquilo ficou pedindo para que ele fizesse alguns e lhe enviasse, todo dia. Sendo ainda mais folgada, passou a senha da sua própria rede social, para ele mesmo postar lá. 

Eu falei para o meu companheiro: 

-- Isso mesmo, agora você vai gastar todos os créditos limitados que as IAs te dão para fazer coisas para ele. Vai lá no perfil dele, posta tudo, todo dia, em vez de cuidar do seu. Se algum dia, alguém hackear a conta dele, a culpa será sua, porque ele vai te lembrar que você ficou postando nela todo dia.

Peguei o celular e mandei mensagens dizendo que era para ele mexer com as IAs e fazer por conta própria.

As pessoas estão muito folgadas. Mas são assim porque ninguém coloca limites. 

É porque tem a amizade...

Isso não é amizade. É oportunismo. 

Não consigo entender essa capacidade que a gente tem -- tratamos mal quem está ao nosso lado, às vezes, porque nos chateia e tal, mas nos desdobramos e somos incapazes de falar um "não" para alguém que nem vive com a gente. 

Que isso?!

* * *

A partir daqui, não leve o texto a sério - É para descontrair

Bom... Passou um tempo, a pessoa que foi lesada pela plataforma recuperou sua galinha dos ovos de ouro. Que bom! Torci muito por isso. Cheguei até a fazer macumba. 

Não sou bom coisa nenhuma. Não quero é encheção de saco.

Se Jesus quer a expiação pelo sofrimento dessa perda, então eu resolvi apelar, sei lá, para os sobrinhos do Tio Lu. 

-- Eu tô pedindo, devolve logo esse canal para ele, pelo amor de Deus!

Sério. Eu falo sozinho porque sempre acho que estou falando com alguém. E é mais ou menos esse o tom.

Imagine se a sobrinhada não conseguiu, né? O melhor é que o pagamento nem sairá daqui.

Agora, preciso me lembrar de avisar para a pessoa providenciar logo um bolo, ou umas cocadas. Nem no plano oculto, ninguém faz nada fiado. E eu quero continuar de bem com esse povo do além.

8 comentários:

  1. Fabiano, com IA ou sem ela, sempre aparecem os folgados que querem tudo pronto e depois se julgam os donos das obras,rs...A vida é assim... Por isso, vamos levá-la mais na "flauta" possível!
    abraços, ótimo fds! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O negócio e não se estressar. Está tudo bem entre mim e o cidadão. Eu apenas pus limites. A amizade continua.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Será que existe o céu. O inferno eu já sei que existe e nem precisei morrer.

      Excluir
  3. Eu gosto muito de textos confessionais como o seu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Textos confessionais costumam ser muito úteis. É aquela coisa assim: não foi para você, mas também serve.

      Excluir
  4. Bravissímo Fabiano.
    E dou de pé e batendo palmas
    o meu bravo a você
    e a seu texto com sua atitude.
    Fez muito bem. mas sabe o que
    é terrivel? Eles não tem vergonha na cara
    e nem pudores... pra pedir.
    Porque se acontece ao contrário batem
    a porta na nossa cara sem nem pensar.
    Eu apanhei muito de verdade, mas
    aprendi. Meu par diz que o SIM, qualquer
    um diz, é facil dizer sim pra se livrar do
    comprometimento. mas o NÃO, esse é
    valoriado e ensina pra vida.
    Acredito que ele está certo.
    A DO REI + essa publicação!
    Bjins
    CatiahôAlc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ele está certo. O NÃO também é libertador para quem consegue dar. Principalmente quando você consegue com delicadeza, numa boa, com tranquilidade.
      Escolhi por meu desabafo porque as pessoas não têm noção de que certas coisas dão muito mais trabalho do que elas pensam. E não é só o tempo, mas o conhecimento em utilizar ferramentas.
      Todo mundo mete o pau hoje em certas coisas, como se elas fizessem as coisas do nada. Daí você põe a ferramenta nas mãos das mesmas pessoas e elas não sabem usar. Elas começam a perceber que não é tão "tudo pronto" com costumam propagar por aí.
      Não querem fazer, mas aceitam que o outro lhes faça.
      Não sabem fazer e não querem aprender de verdade.
      Querem tudo na palminha da mão e depois não dão o menor valor.
      Um abraço.

      Excluir

MÔNICA, A FOFA

Compartilho uma pequena história em que a Mônica se vê em apuros com uma dessas poltronas superfofas (ou seria um pufe?) que parecem tudo, m...