segunda-feira, 27 de outubro de 2025

O MENINO MALUQUINHO EM QUADRINHOS

Em Outubro de 1989, as bancas de jornais e revistas receberam a edição n° 1 de "O Menino Maluquinho", personagem tão famoso e querido do unvierso infantil de livros, criado por Ziraldo que, por sua vez, não era nenhum amador nesse universo dos quadrinhos, vez que muita gente já conhecia Pererê e sua turma.

O Menino Maluquinho tinha apenas 68 páginas, mas as folhas bem brancas e de gramatura maior encorparam o formatinho. A capa vermelha com o protagonista em destaque também chamou bastante a atenção. Ele segurava uma etiquetadora de preços, uma prévia para a primeira história que se passava em um supermerado. Vale lembrar que era uma época econômica difícil, a moeda se chamava Cruzado Novo, pois o Cruzado antigo tornara-se facilmente obsoleto. Uma crise que abalou muita gente, imagine o desafio de lançar uma revista nova, então! Essa edição custou quatro cruzados novos e cinquenta centavos - NCz$ 4,50.

12 comentários:

  1. Um amor esse Menino Maluquinho em quadrinhos. Adoro! abraços praianos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um abraço, querida. Logo pretendo brincar mais no seu blog. Gosto muito.

      Excluir
  2. Querido Fabiano,

    teu texto recupera com precisão e afeto o lançamento histórico de O Menino Maluquinho em quadrinhos. A combinação entre memória e contexto o Cruzado Novo, a crise econômica, o desafio editorial dá força documental ao relato. A descrição da capa e do formato revela um olhar nostálgico e minucioso, que faz os olhos de quem lê quase tocar o gibi.

    Com carinho,
    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, menina, você captou bem o sentimento que envovle esse gibi. Nostalgia. Lembranaças de uma época que era muito ímpar. hoje a inflação está melhor, mas paree que muita coisa piorou. Enfim, é isso.

      Excluir
  3. Bom doa Fabiano.
    Cara eu tentei gostar do menino maluquinho, mas não consegui. Acho o traço do Ziraldo muito ruim.
    Com a Mafalda eu também tenho esse problema.
    Mas entendo o valor histórico que esse personagem tem.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto é assim mesmo, cada um tem o seu. Gosto muito da Mafalda. Ah, Ah!

      Excluir
  4. Tive alguns gibis do Menino Maluquinho (nº 43, 47 e 51). Gosto muito dos traços do Grande e Saudoso Ziraldo. Sua postagem foi maravilhosa. Como citou a colega Fernanda acima. A capa desse gibi traz a inflação que vivemos no Brasil até o plano Real. Inclusive os próprios gibis eram bem caros e de difícil acesso para uma jovem criança como eu no final dos anos 80 e inicio dos anos 90. Grande abraço, Fabiano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive este primeiro, o segundo, e um e outro número aleatório da fase Abril. Parece que foi um título que durou vários anos, o que considero bom. O lugar do Ziraldo cotumava ser a escola e o mercado publicitário. Foi um potimo artista com um estilo ímpar. Um abraço, querido.

      Excluir
  5. Tive este gibi e inclusive o reli, em scans, há pouco tempo. Foi um título maravilhoso. Pena que depois afundou na editora Globo.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive poucas revistas da época da Abril. Não sabia que tinha ido para a Globo. Curioso, pois o povo costuma elogiar bastante os gibis que a Globo publicou naquela época.

      Excluir
  6. Meu filho gostava do personagem e assistiu ao filme junto comigo.

    ResponderExcluir

ATUALIZADO: MI-MI-MILENA GANHA SUA REVISTA

Está ocorrrendo em São Paulo o evento CCXP, que se tornou, ao longo dos anos, um dos mais importantes do país, focando em mídias diversas qu...