Há um tempo, comprei "O destino de Patinhas", uma HQ capa dura que é uma beleza de se ver. A questão é que ela está relacionada a uma anterior, chamada "As lentilhas da Babilônia", que está em pré-venda agora, com previsão de entrega para Fevereiro do ano que vem. A informação me empolgou, mas logo caí na minha realidade proletariada de calcular se valeria a pena.
"Destino" tem cerca de 216 páginas, creditada a Fábio Celoni, nome contemporâneo dos quadrinhos Disney na Itália, por isso impressiona com um trato especial nas cores que dão o primor na arte ao longo da história. Já "Lentilhas", sendo franco, eu não sei se conta com uma arte tão incrível assim, pois se trata de uma obra de muito tempo atrás, estou falando de 1960, produção Italiana creditada ao Romano Scarpa, nome muito bem quisto para os padrões da época. No Brasil, ela foi publicada em 2013, no almanaque temático "O país dos Petralhas". Agora virá em capa dura também, mas são apenas 88 ppáginas com o preço de praticamente 80 reais. É desanimador, principalmente porque paguei menos de 60 reais no "Destino".
Se você pesquisar um pouco, achará outras coleções no mesmo molde capa dura, pela mesma editora, custando entre 80 a 150 reais, só que tem um porém que vale muito a pena considerar: coleções como Carl Barks e Don Rosa são o melhor marterial de todos os tempos da história dos quadrinhos Disney. Vários desses volumes trazem 200 páginas ou mais, o que torna bem mais atrativa a aquisição. Não vale a pena pagar quase 80 contos em menos de 90 páginas de um autor sem a mesma credibilidade. Se fosse um Casty ou um Paolo Mottura, talvez poderia reconsiderar. O "Pé na estrada", capa dura de Fausto Vitaliano e Paolo Mottura está 50 contos na Amazon e traz, praticamente, o mesmo tanto de páginas das "Lentilhas". Eu tenho esse do "Pé". Comprei há muitos anos, em uma promoção, por uma ninharia. Mas, mesmo vendo esse preço de 50 reais, digo que vale cada centavo. A história e a arte são um conjunto que torna a experiência de leitura em algo incrível. Você chora de emoção, em determinado momento, tão imerso que está.
Estão percebendo onde eu quero chegar? Na minha opinião, não compensa aproveitar a pré-venda. É preciso esperar o lançamento para, um tempo depois, ver algum tipo de oferta. Agora, é claro, se você não tem o dever de zelar por essa precaução financeira, esta é uma ótima novidade que já pode adquirida no site da Panini ou na Amazon. Lembre-se que é pré-venda. Compra agora, recebe no ano que vem.


Olá Fabiano.
ResponderExcluirRapaz, eu tenho também essa edição do Destino do Patinhas.
Muito boa mesmo.
O Fabio Celoni desenha muito bem.
Alguns artistas italianos conseguem ser craques. Esse do Pé na Eatrada vale muito a pena também.
ExcluirRapaz, você é um especialista em HQs "infantis"! Hoje eu não leio mais nenhuma HQ. Mas tinha muita vontade de (re)ler as histórias mirabolantes do Carl Barks - que era "o cara" da minha infância. Estou planejando dar uma limpa no quartinho onde estão os livros que comprei para minha mulher, pois não tenho mais saco para ler romances de baixa literatura (só autores desconhecidos, entende?). Lá também estão HQs inteiras e algumas despedaçadas pelos filhos mais velhos. quando ainda crianças, mas com quarenta, cinquenta anos. Já não eram Carl Barks, mas poderiam valer uma grana. Um personagem Disney que eu adoro é o Squalidus, hilário homem do futuro que surgiu nas histórias do Mickey. Tinha um cachorro também futurista de nome "Pflip".
ResponderExcluirSei bem que é o Esquálidus, que fala na língua do P e tem o bichinho. De vez em quando, ele aparece em alguma historinha do Mickey. Tive uma experiência péssima ao tentar passar um materail para um cara que tem uma das maiores lojas online de quadrinhos na Internet. Como ele mora aqui, nos encontramos pessoalmente para facilitar a transação. Ele simplesmente me deu 15 centavos em muitos dos meus gibis novíssimos e de fácil aceitação popular, pois eram turma da Mônica. Estou te falando isso porque não compensa achar que vai faturar com alguma coisa sua, encaminhando-a a sebos físicos ou online. Não darão nada. Absolutamente nada pelo que você tiver. Talvez, com muita sorte, dependendo do que seja, conseguirá 5 pilas em alguma coisa. E se isso ocorrer, considere um fato incomum.
ExcluirAs mulheres gostam muito da baixa literatura. Tive uma tia que se foi em dezembro de 92, ela diexou duas caixas cheias de livros Sabrina, Julia, Bianca... Além de outros "normais" como Agatha Christie, As Brumas de Avalon etc. Por isso invisto nesse nicho para meus ebooks. Porque sei que serei lido com mais facilidade.
Excluir